O acordo prevê que o fornecimento do insumo deverá ter início no começo de 2011, mas é possível que os primeiros lotes da resina sejam encaminhados à Tetra Pak ainda no final do próximo ano
Por Agência Estado
A petroquímica Braskem assinou acordo com a Tetra Pak para fornecer polietileno (PE) verde, produzido a partir da cana de açúcar, a ser utilizado pela multinacional na fabricação de tampas plásticas. O contrato prevê a entrega de 5 mil toneladas anuais de polietileno de alta densidade (PEAD) à fabricante de embalagens e representa o primeiro acerto para a utilização do PE verde na indústria mundial de alimentos e bebidas.
O acordo prevê que o fornecimento do insumo deverá ter início no começo de 2011, mas é possível que os primeiros lotes da resina sejam encaminhados à Tetra Pak ainda no final do próximo ano. A linha de produção do novo insumo está instalada em Triunfo (RS) e terá capacidade para produzir anualmente 200 mil toneladas de eteno, que serão transformados em volume equivalente de polietileno de alta densidade (PEAD) e polietileno de baixa densidade linear (PEBDL). A unidade deve entrar em operação entre setembro e outubro de 2010.
É provável que grande parte do polietileno verde seja direcionada à produção nacional da Tetra Pak, líder do mercado brasileiro das chamadas embalagens longa vida. A Braskem também fornece polietilenos para unidades localizadas na Argentina, no Paquistão e em países africanos, de acordo com o vice-presidente da Unidade de Polímeros da Braskem, Luiz de Mendonça.
O novo contrato representa pouco mais de 5% da demanda total de polietileno de alta densidade da Tetra Pak, empresa que tem trabalhado para ampliar o consumo de produtos renováveis. Além do PE produzido a partir da cana de açúcar, as embalagens da companhia utilizam papel cartão produzido a partir de florestas plantadas, caso do eucalipto cultivado no Brasil. Além da Tetra Pak, a Braskem já fechou acordos com Johnson & Johnson, Estrela, Toyota Tsusho, Shiseido, Acinplas e Petropack.
Nenhum comentário:
Postar um comentário